sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher!

Olá, leitores. Hoje em especial, leitoras! Feliz Dia da Mulher!

Bom, não poderia deixar de homenagear as mulheres nesse dia tão especial, mulheres que são guerreiras, que ao longo do tempo só vem conquistando mais espaço na sociedade e cada vem mais tendo mais importância, que antes não era dada. 

Eu gostaria de falar de uma escritora em especial: Joanne Rowling. Mas conhecida como J. K. Rowling, que é como assina seus livros. Infelizmente não vou ter tempo para preparar o post que eu pretendia, algumas complicações aconteceram... Mas, vamos lá.



















O nome de batismo da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. Rowling é pronunciado /roulin/ e Joanne é pronunciado /Djouan/ ou /Djouein/. 
Na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher. Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou homenageando sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling, para criar o nome J.K. Rowling. 
Apesar disso, Joanne Rowling diz que todos a chamam de Jo Rowling, e que, quando criança, só era chamada de Joanne quando estavam muito bravos com ela. Seu nome legal, como casada, é Joanne Murray, embora já tenha utilizado o nome Joanne Kathleen Rowling em assuntos oficiais.

Como pode ser visto, mesmo ela sofreu de possível machismo, já que normalmente as pessoas da época não davam chance à uma mulher de se igualar ao homem, até mesmo no que se refere aos livros. Jo Rowling, se tornou uma das mulheres mais influentes e ricas do mundo, uma mulher que sempre fez muitas doação para caridades e esse foi um motivo de sua fortuna ter diminuído, pois ela doou grande parte. 

Sou um grande fã dela, por ter conquistado um espaço a mais para as mulheres e ser motivo de inspiração para muitas, ela move uma legião de fãs pelo mundo. 

Como eu já disse, não poderei fazer um post adequado para o dia, mas não poderia deixar passar em branco. Parabéns à vocês, por serem fortes e guerreiras, batalharem por seus direitos e não se deixarem abalar. Parabéns mulheres por seu dia!

Um comentário:

  1. Olá, adorei seu blog... E Adoro a J.K, ela é incrível!
    Sucesso com seu blog! beijos
    http://chiliquefeminino.wordpress.com/

    ResponderExcluir